16 de abril de 2017

Criador da internet Robert W Taylor morre aos 85 anos

Apr 16, 2017 - Robert W Taylor, que foi fundamental na criação da Internet e do computador pessoal moderno, morreu aos 85 anos.

Taylor, que tinha a doença de Parkinson, morreu na quinta-feira em sua casa na comunidade de Woodside, na Península de São Francisco, informou seu filho Kurt Taylor aos meios de comunicação dos EUA.

Enquanto trabalhava para a Agência de Projetos de Pesquisa Avançada (ARPA) do Pentágono em 1966, Taylor liderou a criação da rede de computadores APRANET - que evoluiu para a internet - depois de se frustrar, precisou usar três terminais separados para se comunicar com pesquisadores de todo o país.

Como ele havia predito, a ferramenta de comunicação limitada se transformou em um sistema que fornece as pessoas o acesso com o dedo a tudo, desde enciclopédias ao conselho de investimento.

Em 1961, Taylor era um gerente de projeto da NASA quando ele dirigiu o financiamento para Douglas Engelbart no Stanford Research Institute, que ajudou a desenvolver o mouse de computador moderno.
PHOTO: Taylor directed funding to Douglas Engelbart, who helped develop the modern computer mouse. (Flickr: John Chuang)
Taylor supervisionou a criação pioneira do PC
"Ele também supervisionou uma equipe que ajudou a criar o Alto - um computador pessoal pioneiro - enquanto trabalhava no Palo Alto Research Center da Xerox Corp (PARC).

O Alto forneceu a cada pesquisador uma estação de trabalho individual em vez de compartilhar o tempo em um mainframe do tamanho de uma sala. Ele foi projetado para usar uma interface gráfica do usuário (GUI), que permitiu ao usuário comandar o dispositivo através de ícones, janelas e menus em vez de digitar comandos de texto em linguagem de computador.

A tecnologia inspirou o computador Apple Macintosh, com o co-fundador da Apple, Steve Jobs, declarando um GUI "inevitável" depois que alguns de seus engenheiros o convenceram a visitar o PARC no final de 1979.

A equipe de engenharia de Taylor também ajudou a desenvolver redes locais de ethernet e um programa de processamento de texto que se tornou o Microsoft Word.

Da Stanley University Silicon Valley, o arquiteto projetista e historiador Leslie Berlim disse ao New York Times: "

"De qualquer jeito que você olha para ele, desde o início da Internet até o lançamento da revolução do computador pessoal, Bob Taylor foi um dos principais arquitetos do nosso mundo moderno".

"Em 1999, Taylor foi premiado com a Medalha Nacional de Tecnologia e Inovação.

Em 2004, ele e outros pesquisadores do PARC receberam o Prêmio Draper da Academia Nacional de Engenharia pelo desenvolvimento dos "primeiros computadores pessoais práticos em rede".

Na década de 1990, Taylor dirigiu o Centro de Pesquisa de Sistemas em Palo Alto para Digital Equipment Corporation (DEC).

O laboratório ajudou a criar AltaVista, um dos primeiros motores de busca na Internet.

Taylor se aposentou em 1996." Original em inglês, tradução Google, revisão Hugo. Fonte: Tech Power Up.

Nenhum comentário: